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Conversa de Mercado – R+T South América

A coluna mensal ‘Conversa de Mercado’ tem como objetivo trazer os mais recentes investimentos e movimentações do setor, aumentando o conhecimento sobre os concorrentes, as especulações de mercado e as ações das principais companhias.
Este mês, o entrevistado foi João Inácio Burille, diretor e sócio fundador da Centerlux. Fundada em 1992, a Centerlux é um centro de distribuição de tecidos e componentes para cortinas, persianas e toldos. Com sede em Porto Alegre (RS), a empresa é 100% brasileira e representa marcas líderes mundiais em tecnologia e inovação.

Quem é João Burille?

Diretor e sócio fundador da Centerlux e atua no mercado de cortinas e persianas há 26 anos. João é formado em Administração de Empresas pela Faculdade Porto-Alegrense.

1. Como foi o ano de 2017 para a empresa?
Tendo em vista as turbulências políticas e econômicas do Brasil, ficamos a quem da nossa meta orçamentaria e vimos o percentual de inadimplência aumentar. Já na contramão das dificuldades citadas, conseguimos melhorar o rumo da nossa rentabilidade a partir do reposicionamento de alguns produtos do nosso portfólio e da implantação de políticas de compra melhor estruturadas.

2. Quais foram as dificuldades e os acertos em 2017?
Dificuldades – Tendo em vista as turbulências políticas e econômicas do nosso País, a variação cambial, a redução do consumo e nível de inadimplência maior;Acertos – Lançamento de novos produtos com o Euroclass e a venda de toldos prontos, conforme política da Centerlux de sempre trazer coisas novas, implantação de uma política de compra melhor estruturada e retomada de um caminho mais promissor da nossa rentabilidade. Por fim, a manutenção e solidificação das nossas parcerias com empresas e marcas consolidadas como Llaza, Recasens, Somfy, Serge Ferrari, JM, Acmeda e Berteks, que também entendemos como um acerto.

3. O que vocês esperam do ano de 2018?
Crescimento, de quanto (%)?Se tratando de um ano de eleições e, por consequência, de muita especulação e manutenção das turbulências políticas e econômicas, estimamos crescimento moderado, porém sustentável. Adicionalmente, manteremos nosso foco na melhora da nossa rentabilidade em detrimento de um crescimento acentuado no faturamento, tendo em vista as razões citadas.

4. Quais são as tendências para o mercado de persianas?
Em 2018, novamente teremos a R+T South América sendo realizada no Brasil, o que proporciona maior oportunidade de conhecimento e divulgação do nosso mercado. Sendo assim, com a verticalização crescente de muitas cidades brasileiras, entendemos que aumenta o espaço para tecidos técnicos, sobretudo de proteção solar, acústica e térmica, uma vez que a proteção, a privacidade e a economia de energia se fazem necessárias. Adicionalmente, com o aumento constante da tecnologia, visualizamos a automação cada vez mais presente em nosso cotidiano.

5. A demanda de cortina de rolo continua crescendo?
Como vocês veem este mercado?As cortinas rolos vem dominando o mercado nacional já alguns anos, é um sistema com custo benefício excelente. Por ser uma cortina de fácil montagem, proporciona aos fabricantes/montadores maior agilidade na produção e demanda. Essa demanda vem proporcionando ao mercado a criação de novos componentes e uma variedade de tecidos tanto técnicos (telas solares) como decorativos.

6. Quais são os produtos que vocês pretendem lançar em 2018? Estamos lançando uma marca própria de produtos e, com ela, iremos lançar novas coleções de tecidos e lâminas de bambu para persianas. Lançaremos também, pela marca Lavisi Toldos, um novo modelo de toldo, cujo lançamento oficial será na feira R+T South America.Como iremos à R+T Stuttgart para nos inteirarmos das tendências e novidades, é possível que tenhamos lançamentos adicionais.

7. Quais foram os últimos investimentos da empresa?
Apesar das dificuldades, viemos investindo nos últimos 2 anos em estrutura e maquinário, principalmente para a fabricação e montagem dos toldos Lavisi. Em 2017, investimos também em um projeto de revitalização e na comunicação visual da fachada da empresa. Apesar de não termos aberto novos escritórios e fábricas, a empresa vem aumentando o seu quadro de funcionários ano após ano.

8. Possuem novos investimentos à vista? Se sim, quais e para quando?
Temos um projeto que está em fase final para ampliar a sede, este tem como objetivo aumentar o espaço de armazenamento e proporcionar melhorias para a logística da empresa.

9. Gostaria de fazer alguma consideração?
A Centerlux recebeu este ano o Prêmio Mérito Empresarial do Rio Grande do Sul 2017, como a empresa de maior destaque no segmento de cortinas e persianas do estado. A premiação é promovida e organizada pela Revista Destaque Gaúcho.